• O auto boicote no caminho para a felicidade

O auto boicote no caminho para a felicidade

O sucesso profissional, as conquistas na vida pessoal (como casamento, filhos, casa própria, a viagem dos sonhos, etc.), são coisas que muitas pessoas desejam ao longo da vida e batalham muito para conseguir. Mas nem sempre fazemos o que é preciso para alcançar essas realizações. A mudança assusta e provoca um medo que às vezes não conseguimos identificar. Não percebemos o quanto estamos trabalhando contra nossos desejos por medo da mudança. Em alguns casos, esse medo se torna até paralisante.

Você já percebeu que em algumas situações quando algo está dando certo, procuramos um motivo para estragar? Um atraso em uma entrevista de emprego, uma briga no relacionamento, voltar a comer compulsivamente quando estamos começando a emagrecer. Bem, as vezes jogamos a culpa na falta de sorte, mas na maioria dessas vezes se trata de auto boicote.

O auto boicote é quando prejudicamos alguma coisa para impedir ou dificultar algo que vai nos trazer alguma melhoria na vida. É um processo inconsciente, o que significa que não percebemos e apenas repetimos esse comportamento de forma automática, sem exercer nenhum controle sobre as nossas atitudes.

Porque nos boicotamos?

Ao longo das nossas vidas carregamos uma bagagem emocional. Nossos traumas, nossas vitórias, enfim, tudo o que vivemos é o que forma a nossa personalidade. A pessoa que se boicota geralmente se vê de forma inferior perante as outras pessoas, ou não pratica o Autoconhecimento que é tão importante para autoestima.

O medo de fracassar pode ser outro motivo paralisante e o principal impedimento para a realização dos nossos sonhos. O medo as vezes se torna tão grande que a pessoa prefere não arriscar e nem tentar alcançar o objetivo. Como esse processo é inconsciente, quando a pessoa se dá conta que podia ter agido de forma diferente, a oportunidade já passou.

Como evitar o auto boicote?

O primeiro passo para evitar o auto boicote é praticar a auto-observação. Escrevi um artigo com dicas que irá ajudá-lo a praticar a auto-observação.

Outra estratégia é conversar muito com algum amigo, ele pode ser a pessoa que vai te abrir os olhos para seus comportamentos automáticos e repetitivos, além de te alertar com relação ao auto boicote.

Mas quando perceber que esse comportamento é uma constante em sua vida e começar a impedir a sua felicidade e realizações, é hora de agir. Busque um bom curso para aprender a se relacionar consigo mesmo e com os outros ou procure ajuda profissional com terapeutas. A atitude é o passo mais importante para eliminar o auto boicote do caminho para a sua felicidade.

Um abraço e até a próxima!

Márcio.