Depoimentos2018-03-07T10:19:42+00:00

“O curso a distância GP1 foi, de longe, o melhor que eu já fiz na vida. É preciso elogiar o conteúdo, a forma como ele é estruturado, os recursos de EAD.

Mas o ponto forte desse curso, na minha opinião, está no resultado final que ele é capaz de produzir na vida de quem realmente o vivenciou. Parece que muitas fichas caem, e essas fichas são de um potencial transformador incrível.

Um bom exemplo seria a percepção de que as pessoas são diferentes em essência, e agem conosco, muitas vezes de modo que não gostamos, mas o fazem naturalmente, sem a menor intenção de atingimento pessoal (é simplesmente o cavalo dela no controle).

Com essa percepção, conseguimos afastar o sentimento de incomodação e de preocupação decorrentes da valorização negativa que às vezes damos às ações das pessoas. E quando realmente conseguimos isso, nossa postura diante de determinadas pessoas muda, pois nossa capacidade de tolerar aumenta e, assim, acabamos por dar mais pasto ao cavalo dos outros, evitando que o outro também se incomode e enfrente situações de stress.”

Fernando Fabro Tomazine - Auditor, Ministério Público de Santa Catarina / Florianópolis – SC

Juliana Jeremias Capistrano, Coordenadora de RH e responsável pela educação corporativa e formação de lideranças da Unicred Central SC, conta como foi transformador para sua carreira de gestora de RH ter feito o curso GP1 e que culminou como resultado, ter recebido o Prêmio Ser Humano SC 2013, na categoria Cases em Gestão de Pessoas, com o Programa PDGA Programa de Desenvolvimento de Gerentes de Agência.

O Prêmio é uma iniciativa da ABRH SC (Associação Brasileira de Recursos Humanos) em parceria com a ABRH Nacional e tem como objetivo reconhecer organizações que em seu escopo de atividade tenham realizado contribuições relevantes para a evolução da prática de Gestão de Pessoas, visando promover o desenvolvimento humano e das organizações.

Juliana Jeremias Capistrano - Coodenadora de Recursos Humanos, Unicred Central / Florianópolis – SC

“O Eneagrama permite observar e compreender os traços do caráter e do comportamento humano; novas possibilidades nas relações interpessoais; amplia nossa responsabilidade em ”como” obter o melhor das pessoas. Exige o estar consciente de si e da forma como interagirmos com os outros.”

Carlos Armando Carreirão - Agente de Articulação, Sebrae / Florianópolis – SC

“A parceria da ADASA com a Rennove foi preciosa desde o primeiro instante. Como consideramos o processo tão importante quanto o resultado (entrega do serviço final), toda a tramitação (conhecimento da instituição, escolha do serviço; ajuste do tema; etc.) foi amistosa, transparente, pautada na presteza, na confiança e na cordialidade.

Assim sendo, o resultado final não poderia ser diferente: um evento cheio de informações relevantes e ferramentas úteis para se colocar em prática, compartilhadas de forma generosa, didática e agradável.
O feedback de nossos servidores foi muito positivo, e em muitos depoimentos afirmaram que o evento superou suas expectativas.

Quanto ao nosso feedback, que estivemos à frente, viabilizando o evento, não é diferente. Ficamos muito felizes com a parceria, com o desempenho brilhante e na medida de Márcio Schultz e com a assimilação do conteúdo pelos integrantes da instituição. Vale uma ressalva para toda equipe da Rennove, sempre cuidando do conteúdo e da forma de comunicação.
A expectativa é que mais trabalhos da Rennove possam ser desenvolvidos dentro da ADASA.”

Vanessa Pádua, SGP Serviço de Gestão de Pessoas ADASA-Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal / Brasília – DF

“O Eneagrama é uma nova janela que se abre para o líder ou administrador de empresas. Relembra-nos que pessoas são diferentes e nos ensina como melhorar a relação com elas para poder aproveitá-las da melhor maneira, extrair as suas melhores capacidades e deixá-las no seu ambiente propício para criar, e assim, desenvolver as melhores condições para o seu desempenho e crescimento profissional.”

Gilmar Fachini Diretor Comercial Florence, Concessionária Peugeot / Florianópolis – SC

” O Autoconhecimento provoca uma disciplina de conduzir melhor as emoções e sentimentos e, essas emoções e sentimentos bem conduzidos provocam uma alta performance no profissional.” – Gerson Schuhardt

Neste Case de Sucesso, Gerson Diretor de Operações da Dudalina, empresa reconhecida por valorizar seus talentos e por investir constantemente no monitoramento da Gestão do Clima Organizacional, nos conta como conseguiu colocar em prática e ter resultados efetivos na comunicação e gestão de pessoas aplicando a metodologia do Autoconhecimento e Eneagrama.

Gerson Schuhardt - Diretor de Operações, Dudalina S.A. / Blumenau – SC

“Há 10 anos, conheci a ferramenta Eneagrama num curso aberto, em Blumenau, ministrado por Márcio Schultz, e foi surpreendente o conhecimento que adquiri como pessoa e empresário.
Hoje, como dirijo uma equipe no SBT, a liderança exercida e minhas decisões são pautadas pela consciência do grau de influência que as emoções humanas têm sobre os objetivos comuns do meu time.
Há alguns anos, contrato os programas desenvolvidos pelo Márcio Schultz para minha empresa, pois o Eneagrama é uma ferramenta fácil de aplicar, pela forma didática como é apresentada, além de ser visivelmente percebida nas nossas atitudes e das pessoas que nos rodeiam.
Por meio do Eneagrama, compreendi o que significa trabalhar em grupo, entendendo e respeitando as diferenças de todos os que dirigem as empresas do grupo SCC e, por isso mesmo, recomendo o trabalho do Instituto Rennove!”

Carlos Joffre do Amaral Netto Diretor de Mercado, Grupo SCC – SBT-SC / Florianópolis – SC

“O treinamento com o Eneagrama mais é fundamental para que dentro das organizações as pessoas tenham a capacidade de autoconhecimento e isto possibilita que a gestão seja cada vez eficaz, através do conhecimento e da educação continuada. Desta forma, o Eneagrama foi fundamental para atingirmos nossos objetivos em termos de Gestão de Pessoas.”

Francisco José de Figueiredo Gerente de Recursos Humanos, SCGÁS / Florianópolis – SC

“Fiz um curso com o Márcio Schultz há bastante tempo, uns 6 anos atrás. Eu estava estudando por vídeos do YouTube, quando me deparei com um vídeo dele e me dei conta que estava fazendo meu trabalho do jeito errado! Esqueci que eu sou tipo 7!

Quero agradecer ao Márcio, seu trabalho é maravilhoso e muito importante. Me lembro quando fiz o curso me inscrevi pensando: agora sim depois que eu fizer o curso, sairei de lá sabendo fazer todos ao meu redor produzirem!
Para a minha surpresa, saí do curso uma pessoa mais leve, mais feliz e realizada!

Aprendi coisas sobre mim que eu nunca descobriria sozinha e o resultado? Sucesso! Claro.
Estou impressionada em ver como algo que já era bom há 6 anos atrás, pode ser ainda melhor hoje. Parabéns Márcio!”

Graziela Titon, Fotógrafa e Administradora Vita Produções / Florianópolis – SC

Uma empresa, dois sócios e o desafio de encontrar o respeito, alinhamento de estratégias, ideias e bater metas no dia a dia de dois empresários.

Conheça a história do Alexandre e Pablo da Johnmar Comércio e Representações, onde juntos conseguiram encontrar o equilíbrio nas diferenças que cada um tinha como sócio da empresa, e como aumentaram seus resultados aprendendo a lidar melhor com as pessoas e a reconhecer seus talentos.

Alexandre Lopes e Pablo Sória Pereira, Johnmar Comércio e Representações / Florianópolis – SC

“A metodologia do Instituto Rennove, com a ferramenta Eneagrama, é uma abordagem clara e direta e o seu entendimento é simples e fácil, o que torna o Eneagrama uma das ferramentas mais poderosas para um problema supercomplexo, que é o conhecimento de si mesmo e de outras pessoas.

O curso “As Competências Emocionais e o Eneagrama na Gestão de Pessoas-GP1″, ministrado pelo prof. Márcio Schultz, sem dúvida, está contribuindo muito para a melhora da minha eficácia na gestão da minha equipe. Arrisco dizer que os benefícios desse evento estão presentes em todas as áreas da minha vida, inclusive com a família e os amigos. Recomendo-o fortemente a todos, porque é definitivamente esclarecedor.”

Gilberto Ribeiro de Carvalho - Gerente Petrobras , Abastecimento Marketing e Comercialização / Rio de Janeiro– RJ

Aureo Carrão, Administrador da Clínica DMI-Diagnóstico Médico por Imagem, nos conta como conseguiu formar equipes coesas e engajadas utilizando a metodologia exclusiva desenvolvida pelo palestrante Marcio Schultz nos cursos de capacitação e desenvolvimento de lideranças.

Aureo Carrão - Administrado, DMI-Diagnóstico Médico por Imagem / São José – SC

Renato Fuzz fala da importância que o Autoconhecimento teve em sua vida como ferramenta de transformação de comportamento pessoal, desenvolvimento de uma equipe motivada, na maneira de lidar com os diferentes tipos de pessoas melhorando seus relacionamentos pessoais e, como o curso GP1 contribuiu neste processo para aumentar a produtividade da sua equipe e a conquistar autorrealização em sua vida pessoal e profissional.

Renato Fuzz, Fuzz Cabeleireiros & Estética / Florianópolis – SC

“O curso “As Competências Emocionais e o Eneagrama na Gestão de Pessoas” me permitiu, antes de mais nada, entender a forma como penso e conduzo a vida. Esse fator influencia diretamente na forma com que nos relacionamos com as pessoas, as quais se diferenciam umas das outras.
O material de apoio e a forma como o curso é ministrado pelo professor Márcio Schultz garantem atenção integral e motivação para aprender cada vez mais.
Particularmente, este curso está sendo um marco na mudança de comportamento, tanto na vida pessoal quanto na profissional, trazendo benefícios que antes poderiam ser desperdiçados.
Sem dúvida, recomendo esse treinamento para quem deseja ampliar seus horizontes em termos de autoconhecimento, gestão de pessoas e relacionamento interpessoal.”

Cristiano Prestes Braga - Presidente, Câmara de Comércio Brasil Portugal de SC / Florianópolis – SC

“Buscar o aprendizado contínuo é uma atitude indispensável em uma empresa competitiva. Saber valorizar o principal patrimônio de uma organização – as pessoas – também é fundamental.
O Eneagrama é uma técnica que permite identificar padrões de comportamento, avalia o impacto das emoções negativas sobre as ações e permite que os participantes deste treinamento, passem a compreender melhor suas próprias atitudes e a dos outros. Melhora o relacionamento e a comunicação entre a equipe, a evolução do desempenho do grupo é uma conseqüência lógica e natural. Vivenciá-lo é uma oportunidade singular, porque além de dar uma nova perspectiva para a vida profissional, também nos leva a novos patamares na vida pessoal.”

Daniel Araújo - Presidente, Grupo D’Araújo Comunicação / Florianópolis – SC

“O Eneagrama não é um curso tradicional, mas sim um treinamento importantíssimo para desenvolver competências nos dando a oportunidade de repensar a nossa gestão e também a nossa vida pessoal sob um novo enfoque, muito mais amplo, intuitivo e transformador.

Parte da nossa equipe teve o privilégio de passar por este treinamento e recomendamos a participação dos outros, porque a sua abordagem nos permite ampliar as nossas percepções sobre as nossa equipes reconhecendo suas melhores habilidades para um resultado satisfatório, comprometido e ético.”

Ivanildo Nunes de Albuquerque Junior - Gerente da Divisão de Construção, Eletrosul – Centrais Elétricas S.A. / Florianópolis – SC

“Na organização pública o Eneagrama destaca-se como elemento motivacional e de consciência na gestão a ser utilizado pelos líderes. Ao reconhecer as características intrínsecas dos seus colaboradores torna-se uma ferramenta importante na obtenção dos resultados esperados. Com o conhecimento do Eneagrama somos estimulados a reinventar a gestão, nosso jeito de trabalhar e viver. Temos então, a oportunidade de mudar nossa visão sobre os desafios do dia-a-dia.”

José Affonso Da Silva Jardim Diretor de gestão corporativa, CELESC / Florianópolis – SC

“O Eneagrama, para mim, é diferente de qualquer ferramenta e/ou metodologia de autoconhecimento aplicado à gestão de pessoas; poderia dizer que é revolucionário. Uma das coisas que mais me chama a atenção no Eneagrama é que não é algo fixo, pelo contrário, nos mostra o quanto podemos estar em competências emocionais diferentes, em momentos diferentes de nossas vidas, mas nossa base e essência continuam as mesmas.
Trabalho e estudo o Eneagrama há pouco tempo, desde 2009, mas posso dizer que essa ferramenta mudou a minha vida, pessoal e profissional.
Hoje entendo quem sou e como posso fazer uma melhor gestão da minha equipe, lembrando que eu tenho uma competência e um vício emocional, que precisam se equilibrar, para que a gestão de pessoas, que também possuem outros tipos e vícios, seja eficaz. Acredito tanto na ferramenta que, após o curso de Facilitador (2009), trouxe o Eneagrama para 96 líderes da empresa em que trabalho, que o aplicam hoje com seus liderados, nossos teleatendentes, os quais somam, só no site de Florianópolis, 2.400 pessoas. Este ano, vamos estender o conhecimento e o uso da ferramenta para 1.400 líderes, o total de líderes da empresa em uma das nossas maiores torres de negócios no Brasil, que farão uso com mais de 20.000 colaboradores, em todos os sites da TIVIT BPO.
Eneagrama – desde 2009, mudando a vida e os resultados dos colaboradores da TIVIT.”

Kelly Rickes - Gerente de Desenvolvimento Organizacional, TIVIT

“Poder realizar o curso do Eneagrama com os gestores de nossa empresa, além de desenvolver o autoconhecimento, a proximidade e a integração, trouxe também a melhora dos relacionamentos interpessoais e intersetoriais, agregando valores fundamentais para o melhoramento dos resultados da organização e, principalmente, contribuindo para o crescimento profissional das pessoas.
Foi um momento de pensarmos sobre nós mesmos e sobre a forma como nos relacionamos com os outros, bem como sobre as influências de nossas emoções e atitudes no nosso dia a dia de trabalho.”

Krystyane Faust - Gerente Recursos Humanos, MORMAII / Florianópolis – SC

“O Eneagrama serve como constante estímulo ao aprimoramento pessoal e profissional, permitindo-nos compreender, com maior clareza, nosso cotidiano. Aprendi a entender melhor certas decisões. É, portanto, uma ferramenta indispensável para nossa gestão de pessoas.”

Maria Cândida Torres - Coordenadora, FGV – Fundação Getúlio Vargas / Rio de Janeiro – RJ

“Tenho o hábito de falar ”todo gestor é gestor de RH” e para isso é necessário o auto-conhecimento para poder desenvolver as competências necessárias, principalmente, como lidar com as respectivas emoções e as emoções dos liderados e, uma das ferramentas que considero potencialmente eficaz é o ENEAGRAMA. A Metodologia utilizada permite o conhecimento das emoções, como desenvolver as habilidades para atingir o equilíbrio das emoções e as atitudes que temos que ter para trabalhar com cada emoção, isso é fantástico, pois somos diferentes e necessitamos de tratamos diferenciados.”

Maria Terezinha Gartner - Diretora de atendimento e desenvolvimento, Laboratório Santa Luzia / Florianópolis – SC

“O Ser Humano está em constante processo de mudança e o aprendizado está acontecendo à todo momento, a cada nova experiência, a todo novo insight.
No entanto, aprender a aprender é estar no caminho certo para o autodesenvolvimento.
Desenvolver as competências profissionais e pessoais de um grupo de trabalho é uma tarefa complexa e extremamente desafiante, pois é sensibilizar o Ser Humano para o aprender a aprender sempre!
O Eneagrama mostra-se uma ferramenta interessante para despertar nas pessoas a curiosidade para o autoconhecimento e compreensão do outro.
O Eneagrama na Gestão de Pessoas desenvolve os Gestores para o gerenciamento de si e do outro.
Capacita, orienta, contribui para insights, facilita o percurso do Gestor que está em busca de uma liderança plena e transformadora de equipes de alta performance.”

Mariângela Bernardino - Gestão de Recursos Humanos, Hospital Baía Sul SC / Florianópolis – SC

“Procuramos o Instituto Rennove com o intuito e missão de desenvolver um grupo de trabalho na área de inteligência emocional e autoconhecimento. As nossas expectativas eram muito altas, não só pela experiência e currículo do Márcio Schultz, como também pelo que já tínhamos ouvido como feedback de ex-participantes. Expectativas superadas – o treinamento foi um sucesso e todos ganharam a consciência do \”eu\” como algo a trabalhar e conhecer profundamente. Foi um privilégio para todos o treinamento, bem ministrado, de forma dinâmica e foi desenvolvido adequado à nossa realidade. Posso hoje dizer, que todos os participantes melhoraram a sua performance profissional, graças ao resultado alcançado que, em consequência, está melhorando o desempenho da equipe e funcionamento do Hotel como um todo.”

Miguel Garcia - General Manager, Ponta dos Ganchos Exclusive Resort / Governador Celso Ramos – SC

“O curso de Eneagrama na Gestão de Pessoas do Instituto Rennove foi recomendado por um de nossos diretores, que teve oportunidade de participar de um evento aberto e sugeriu que fosse aplicado para nossas lideranças. Com isso, realizamos o evento corporativamente, envolvendo todo o corpo gerencial de nossas unidades (SC, RS, CE e SP).
O treinamento realizado aqui na Marisol (In Company) teve uma excelente avaliação por parte dos participantes. Os principais pontos foram a dinâmica do evento, contribuindo para a interação do grupo; a performance do Márcio, transmitindo o conteúdo de forma agradável, reflexiva e interativa; e, principalmente, a possibilidade de aplicação da metodologia.
Percebemos que alguns gerentes, após o treinamento, desenvolveram trabalhos com suas equipes, aplicando os conhecimentos adquiridos no Eneagrama. Entendemos que o conteúdo do Eneagrama pode ser aplicado em todos os níveis de liderança da organização, do diretor ao supervisor. Como participante do treinamento, avalio um ótimo custo x benefício desse investimento.”

Sérgio Luiz Conrad - Recursos Humanos, Marisol S.A. / Jaraguá do Sul – SC