• Como o Autoconhecimento ajuda a fortalecer sua autoestima

Como o Autoconhecimento ajuda a fortalecer sua autoestima

A autoestima é a valorização e confiança que uma pessoa tem por si própria, ela é formada ainda na infância e oscila de acordo com as situações e principalmente em como nos sentimos em relação a elas.

Cada pessoa é diferente, sendo dominada por uma ou outra emoção no decorrer da vida. Mas o que faz com que algumas pessoas sejam mais seguras de si, mais estáveis emocionalmente enquanto outras não?

Bom, o principal fator que influencia o domínio sob as emoções é o autoconhecimento. A maioria das pessoas pensam que se conhecem, mas na verdade conhecemos pouco de nós mesmos.

Você sabia que em 80% do tempo somos sequestrados por emoções que não sabemos administrar? Nós só reagimos a elas, sem que tenhamos conhecimento dos motivos que nos levam a agir de determinada forma. As emoções influenciam a maneira como percebemos a realidade à nossa volta.

Sem autoconhecimento podemos acabar sendo controlados por elas. Isso faz com que às vezes nos sintamos “vítimas do mundo” ou “irritados com o mundo” e até mesmo “não nos sentindo capaz” e nem “merecedor” de nada.

O diferencial que faz com que cada um consiga ter maestria sob suas emoções é o autoconhecimento. O ser humano tem a tendência de confiar apenas em quem conhece bem.

Sem autoconhecimento como você pode confiar em si mesmo? Como pode acreditar no seu potencial? Como pode acreditar ser capaz?

Em virtude disso, o autoconhecimento é essencial para desenvolver o amor por si próprio e fortalecer a autoestima. Como alguém que está constantemente se criticando, se culpando, se achando errado, pode se amar?

Amar-se é condição básica para elevar a autoestima. É importante identificar os fatores que estão lhe atrapalhando.

É importante desenvolver a capacidade de reconhecer qual emoção está constantemente te dominando, saber quais são seus vícios emocionais e principalmente quais são seus potenciais natos. É preciso saber quais são seus pontos negativos e positivos.

Negativos, para que você possa ser capaz de administra-los.

Positivos, para que você se sinta mais confiante, independente das críticas ou opiniões que terão sobre você e principalmente para que você acredite ser capaz de conseguir tudo o que deseja.

Acredite, o conhecimento e a confiança são os maiores amigos que alguém pode ter.

Invista no autoconhecimento e abra as portas para a sua evolução pessoal.

Um abraço e até a próxima!

Márcio