• As pessoas são diferentes umas das outras

As pessoas são diferentes umas das outras

As pessoas são diferentes umas das outras, cada ser é único, com emoções, histórias, experiências e modelos sociais que influenciam a maneira com que elas percebem o ambiente ao seu redor.

Saber lidar com pessoas diferentes de nós é um desafio diário e constante. Os relacionamentos possuem uma imensa complexidade, eles envolvem um certo grau de autoconhecimento, maturidade emocional e capacidade de compreender e ser compreendido.

Você já parou para pensar na forma como você se relaciona com as pessoas ao seu redor? Muitas vezes esperamos tanto dos outros que nos sentimos frustrados quando nossas expectativas não são atendidas. Isso ocorre porque nos relacionamos com o outro partindo de nossas próprias referências pessoais.

Atualmente o que falta nas pessoas é a capacidade de se colocar no lugar do outro, não entenda isso como se submeter às vontades dos outros, mas sim no sentido de compreender o outro para poder estabelecer um diálogo.

A maior parte do tempo somos sequestrados por uma ou outra emoção e algumas dessas vezes, ou muitas dessas vezes, não percebemos quando agimos de forma inadequada à outra pessoa, e principalmente não percebemos o quanto nossas atitudes podem afetar em diferentes graus a outra pessoa. Tendemos a descarregar nos outros a nossa irritabilidade e se nós não temos consciência disso, costumamos nos tornar “vítimas do mundo”, “o inferno são os outros” como disse Sartre.

Não existe uma receita pronta para se relacionar com o outro, mas com certeza existem formas de melhorar os relacionamentos interpessoais. A primeira delas é o AUTOCONHECIMENTO. Se você se conhece, reconhece suas limitações e as emoções que o dominam, é capaz de dirigi-las de acordo com os seus objetivos. Assim você pode canalizar suas energias para lidar com essas emoções e consequentemente com as emoções do outro.

Outra dica é o DIÁLOGO. Cultivar o diálogo é de extrema importância para evitar conflitos, críticas construtivas e bem elaboradas geram crescimento pessoal e melhoram os relacionamentos.

EMPATIA também é fundamental. Se coloque no lugar do outro, perceba suas dificuldades e reflita sobre os motivos que o levaram a determinado comportamento.

RESPEITAR O PONTO DE VISTA DO OUTRO é outro exercício importante que deve se tornar parte de você. Cada pessoa percebe um determinado fenômeno de um jeito, isso não significa que um esteja certo e o outro errado e sim que ambos perceberam aspectos diferentes do mesmo fenômeno.

Seja TOLERANTE com quem é diferente de você! Em meio a tanta diversidade que existe no mundo, reconhecer as diferenças como sendo legítimas é fundamental para manter relacionamentos harmoniosos.

E por fim, porém não menos importante, ESCUTE. Saber escutar é a base do diálogo, mas atenção, escutar e ouvir são coisas diferentes. Escutar é demonstrar interesse e entender o que está sendo dito. Quando você escuta, você se envolve no discurso do outro.

A reflexão sobre seus relacionamentos interpessoais é fundamental para evitar conflitos e melhorar a convivência. Repense sua conduta e invista no autoconhecimento, esse com certeza é o caminho para o sucesso das suas relações tanto profissionais, como pessoais.

Um abraço,
Márcio